1- INTRODUÇÃO
Somos suscitados a buscar a credibilidade de que as ações do futuro projeto tenham como meta maior o atendimento ao aluno por ser ele sujeito e objeto central da ação educativa .
Pretendemos despertar a consciência de que a atividade educacional é de mais alta importância política , pois estamos visando formar ao aluno para o exercício da cidadania . Dar subsídios a ele para que seja um ser pensante, decisivo e autocrítico inserido na sociedade em que vive .
2 – JUSTIFICATIVA
A Escola Estadual Gastão da Cunha , através deste projeto pretende proporcionar momentos lúdicos , de interação e integração social , ajustando o sentimento de confiança e prepará-los para a formação humana e pleno exercício da cidadania , através de experiência alfabetizadora e do dia a dia .
3 – OBJETIVOS
· Despertar no aluno o gosto, interesse e importância da leitura e da escrita , para se posicionar como cidadão crítico e ativo, aprendendo a aprender , ser, fazer e conviver .
· Identificar os conhecimentos matemáticos para compreender e exercer um papel ativo na construção do seu conhecimento e na resolução de problemas.
· Desenvolver o pensamento criativo e educá-lo para a percepção do mundo e sensibilizar-se da pluralidade cultural .
· Valorizar a sua bagagem cotidiana .
· Valorizar o próprio corpo compreendendo que deva ter cuidados com a alimentação e higiene para uma qualidade de vida saudável .
· Facilitar a comunicação com o outro através da manifestação corporal , com dança , música , teatro e esporte .
· Estimular o trabalho em grupo para facilitar o convívio social e respeitar as diferenças individuais .
4 – PÚBLICO ALVO
Alunos da 2a. à 4a. séries e Alunos de 5a. á 8a. séries que apresentam dificuldades de aprendizagem e socialização ,
5 – ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS :
Promover :
· Oficinas de artesanato;
· Campeonatos esportivos – em várias modalidades;
· Danças/Teatros/Poesias/Músicas;
· Excursões Culturais e outras modalidades ;
· Trabalhar e sanar as dificuldades de cada aluno referente ao Português e a Matemática , usando cantinho de leituras, audiovisuais, jogos, contadores de histórias, estimulando assim , o interesse no aprender e fazer .
· Realizar mostras das atividades com a participação da comunidade
6 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS
· Escolaridade;
· Dificuldades nos conteúdos de Português e Matemática ;
· Dificuldades de socialização ,
7 – DIAGNÓSTICO INICIAL
Avaliação diagnóstica por níveis de aprendizagem
7 . 1 Instrumentos utilizados :
Testes variados (avaliação escrita e oral) . leitura e interpretação, portfólios , autoditado .
7.2 Alunos selecionados com o respectivo diagnóstico
Serão aqueles que apresentaram defasagem no processo ensino-aprendizagem conforme faixa etária .
8 – PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE O PROJETO
Envolvimento , compromisso , responsabilidade, participação da equipe na organização e no processo de avaliação do projeto .
Estabelecer uma avaliação contínua , observando a característica do aluno em sua faixa etária e as condições em que o processo ensino aprendizagem se concretiza .
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
PROJETO ALUNO DE TEMPO INTEGRAL
Postado por
MESTRE CEARÁ
às
11:19
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário