quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

PROJETO ALUNO DE TEMPO INTEGRAL

1- INTRODUÇÃO

Somos suscitados a buscar a credibilidade de que as ações do futuro projeto tenham como meta maior o atendimento ao aluno por ser ele sujeito e objeto central da ação educativa .

Pretendemos despertar a consciência de que a atividade educacional é de mais alta importância política , pois estamos visando formar ao aluno para o exercício da cidadania . Dar subsídios a ele para que seja um ser pensante, decisivo e autocrítico inserido na sociedade em que vive .

2 – JUSTIFICATIVA

A Escola Estadual Gastão da Cunha , através deste projeto pretende proporcionar momentos lúdicos , de interação e integração social , ajustando o sentimento de confiança e prepará-los para a formação humana e pleno exercício da cidadania , através de experiência alfabetizadora e do dia a dia .

3 – OBJETIVOS

· Despertar no aluno o gosto, interesse e importância da leitura e da escrita , para se posicionar como cidadão crítico e ativo, aprendendo a aprender , ser, fazer e conviver .

· Identificar os conhecimentos matemáticos para compreender e exercer um papel ativo na construção do seu conhecimento e na resolução de problemas.

· Desenvolver o pensamento criativo e educá-lo para a percepção do mundo e sensibilizar-se da pluralidade cultural .

· Valorizar a sua bagagem cotidiana .

· Valorizar o próprio corpo compreendendo que deva ter cuidados com a alimentação e higiene para uma qualidade de vida saudável .

· Facilitar a comunicação com o outro através da manifestação corporal , com dança , música , teatro e esporte .

· Estimular o trabalho em grupo para facilitar o convívio social e respeitar as diferenças individuais .

4 – PÚBLICO ALVO

Alunos da 2a. à 4a. séries e Alunos de 5a. á 8a. séries que apresentam dificuldades de aprendizagem e socialização ,

5 – ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS :

Promover :

· Oficinas de artesanato;

· Campeonatos esportivos – em várias modalidades;

· Danças/Teatros/Poesias/Músicas;

· Excursões Culturais e outras modalidades ;

· Trabalhar e sanar as dificuldades de cada aluno referente ao Português e a Matemática , usando cantinho de leituras, audiovisuais, jogos, contadores de histórias, estimulando assim , o interesse no aprender e fazer .

· Realizar mostras das atividades com a participação da comunidade

6 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS

· Escolaridade;

· Dificuldades nos conteúdos de Português e Matemática ;

· Dificuldades de socialização ,

7 – DIAGNÓSTICO INICIAL

Avaliação diagnóstica por níveis de aprendizagem

7 . 1 Instrumentos utilizados :

Testes variados (avaliação escrita e oral) . leitura e interpretação, portfólios , autoditado .

7.2 Alunos selecionados com o respectivo diagnóstico

Serão aqueles que apresentaram defasagem no processo ensino-aprendizagem conforme faixa etária .

8 – PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE O PROJETO

Envolvimento , compromisso , responsabilidade, participação da equipe na organização e no processo de avaliação do projeto .

Estabelecer uma avaliação contínua , observando a característica do aluno em sua faixa etária e as condições em que o processo ensino aprendizagem se concretiza .

Nenhum comentário: